segunda-feira, 19 de abril de 2010

GAVIÕES DA FIEL

Desde 1965 que já se pensava na criação não só de uma claque para o S.C. Corinthians, mas também um grupo que tivesse poder político-administrativo no próprio clube. Começam então, nessa altura, as primeiras reuniões entre corintianos com vista à formação de um grupo de apoio ao seu clube, como também visando a criação de uma escola de samba, que mais tarde seria encorporada na estrutura da claque. A 1 de Julho de 1969 é então fundada a GAVIÕES DA FIEL, pela mão de Flavio La Selva, no bairro Bom Retiro em São Paulo. A GAVIÕES DA FIEL teve a partir da sua fundação um grande crescimento no que respeita à dimensão, estrutura e à sua organização. É em 1975 que a escola de samba é formada e entra na estrutura da claque sendo que após a sua formação a escola teve, também, um grande crescimento, ajudando com isso a GAVIÕES DA FIEL a conseguir cada vez mais associados. Com a ajuda da 'fiel torcida' (nome dado a todos os adeptos do S.C. Corinthians), a GAVIÕES DA FIEL é hoje considerada a segunda maior claque do Brasil apoiando o Corinthians na conquista dos seus objectivos. A GAVIÕES DA FIEL possui, actualmente, o maior bandeirão do Brasil, com 143m de comprimento, por 35m de altura, sendo erguido no início de cada jogo. A GAVIÕES DA FIEL fixa-se na bancada amarela (bancada lateral) do Estádio Municipal do Pacaembu onde joga o S.C. Corinthians. Associado ao seu crescimento, a GAVIÕES DA FIEL é também hoje considerada uma das claques mais perigosas do Brasil, sendo que muitos dos seus membros já cumpriram pena derivada a actos de violência no futebol. A maior de todas as rivalidades da GAVIÕES DA FIEL é a Mancha Verde, claque de apoio ao Palmeiras, como bem pude testemunhar na minha estadia em São Paulo. Os estádios de ambos os clubes, o Pacaembu e o Palestra Itália, situam-se a poucos minutos um do outro, sendo que por isso, pela falta de condições de ambos os estádios e por toda a rivalidade existente entre as claques, os jogos que opoem Corinthians e Palmeiras são realizados normalmente a 700km(!!!) do centro de São Paulo. Em 1997, após diversos episódios de violência o Ministério Público brasileiro sugeriu mesmo a extinção da GAVIÕES DA FIEL sendo que, naturalmente, não teve sucesso. O apoio dado ao S.C. Corinthians pela 'fiel torcida' é impressionante. A segunda maior 'torcida' do Brasil apoia de forma incondicional o seu clube, não obstante do seu sucesso ou insucesso desportivo. Sendo uma das maiores e melhores claques do mundo a GAVIÕES DA FIEL é hoje considerada fundamental na vida do S.C. Corinthians! 'Aqui tem um bando de LOUCOO..' GAVIÕES DA FIEL Para quem não conhecia a GAVIÕES DA FIEL, deixo-vos aqui alguns vídeos (como é habitual...) que demonstram a forma empolgante e apaixonada como o torcedor corintiano vive cada momento dos jogos do S.C. Corinthians!


6 comentários:

  1. Olá,eu sou do estado de São Paulo e da capital também,essa torcida que você mensionou não é uma Ultra e muito menos nacionalista,como as Ultras sérvias e do leste-europeu,nem a favor da união dos estados brasileiros e muito menos a seaparação do estado de SP do Brasil.E de política eles não entendem nada,afinal a torcida do Corinthians somente apoiam favelados e negr##.
    Aqui na federação somente há uma Ultra,que é a Do Club Athlético Paranaense,que é nacionalista a favor da união do Brasil.
    Ultras realmente verdadeiras são as que você mensionou antes,mas a Gaviões da Fiél?Essa não é Ultra,é uma torcida de imbecís de outros estados que não é São Paulo.

    Odeio o S.C. Corinthians e a Gaviões da Fiél porque apoio Sociedade Esportiva Palmeiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha que ser um imundo pra escrever esse monte de merda, cheio de preconceito. Mas, normal, vindo de um porco é de se esperar esse tipo de coisa. Torcidinha medíocre que sonha em ser o que a torcida do Corinthians é, mas nunca serão! Jamais serão!

      Eliminar
  2. Fodacê se você é palmeirense, aqui é #gaviõesgoiânia CARALHO !

    ResponderEliminar
  3. ô babaca vaai cria o seu ULTRA PALMEIRENSE ! aaqi é gaviões OTÁAAARIO ! , respeeita maaané

    ResponderEliminar
  4. Diferentemente da SOCIEDADE ESPORTIVA PALMERDAS, o Corinthians sempre foi um clube onde o preconceito racial NUNCA existiu ...
    Não sou dos Gaviões, mas reconheço a importância ideológica que eles sustentavam em épocas anteriores. Já a Porcada, além de ser um grupo minoritário, são adeptos que pensam que são Italianos, imitam os Argentinos e agem como qualquer Torcedor semi-analfabeto. Moral da História : O que um Porco tem a opinar sobre a Torcida alheia ? Nada, afinal eles não são PRÓ - PALMERDAS, eles são apenas os primeiros Anti-Corinthians da história !!

    ResponderEliminar
  5. So do estado de sao paulo esse torcida nao e ultra e uma torcida organizada nome que damos no brasil mais temos 1 do time o doo atletico paranaense que tem 1 torcida que e ultras e podia esta no lugar dessa que nao e

    ResponderEliminar