Desde 1965 que já se pensava na criação não só de uma claque para o S.C. Corinthians, mas também um grupo que tivesse poder político-administrativo no próprio clube. Começam então, nessa altura, as primeiras reuniões entre corintianos com vista à formação de um grupo de apoio ao seu clube, como também visando a criação de uma escola de samba, que mais tarde seria encorporada na estrutura da claque. A 1 de Julho de 1969 é então fundada a GAVIÕES DA FIEL, pela mão de Flavio La Selva, no bairro Bom Retiro em São Paulo. A GAVIÕES DA FIEL teve a partir da sua fundação um grande crescimento no que respeita à dimensão, estrutura e à sua organização. É em 1975 que a escola de samba é formada e entra na estrutura da claque sendo que após a sua formação a escola teve, também, um grande crescimento, ajudando com isso a GAVIÕES DA FIEL a conseguir cada vez mais associados. Com a ajuda da 'fiel torcida' (nome dado a todos os adeptos do S.C. Corinthians), a GAVIÕES DA FIEL é hoje considerada a segunda maior claque do Brasil apoiando o Corinthians na conquista dos seus objectivos. A GAVIÕES DA FIEL possui, actualmente, o maior bandeirão do Brasil, com 143m de comprimento, por 35m de altura, sendo erguido no início de cada jogo. A GAVIÕES DA FIEL fixa-se na bancada amarela (bancada lateral) do Estádio Municipal do Pacaembu onde joga o S.C. Corinthians. Associado ao seu crescimento, a GAVIÕES DA FIEL é também hoje considerada uma das claques mais perigosas do Brasil, sendo que muitos dos seus membros já cumpriram pena derivada a actos de violência no futebol. A maior de todas as rivalidades da GAVIÕES DA FIEL é a Mancha Verde, claque de apoio ao Palmeiras, como bem pude testemunhar na minha estadia em São Paulo. Os estádios de ambos os clubes, o Pacaembu e o Palestra Itália, situam-se a poucos minutos um do outro, sendo que por isso, pela falta de condições de ambos os estádios e por toda a rivalidade existente entre as claques, os jogos que opoem Corinthians e Palmeiras são realizados normalmente a 700km(!!!) do centro de São Paulo. Em 1997, após diversos episódios de violência o Ministério Público brasileiro sugeriu mesmo a extinção da GAVIÕES DA FIEL sendo que, naturalmente, não teve sucesso. O apoio dado ao S.C. Corinthians pela 'fiel torcida' é impressionante. A segunda maior 'torcida' do Brasil apoia de forma incondicional o seu clube, não obstante do seu sucesso ou insucesso desportivo. Sendo uma das maiores e melhores claques do mundo a GAVIÕES DA FIEL é hoje considerada fundamental na vida do S.C. Corinthians! 'Aqui tem um bando de LOUCOO..' GAVIÕES DA FIEL Para quem não conhecia a GAVIÕES DA FIEL, deixo-vos aqui alguns vídeos (como é habitual...) que demonstram a forma empolgante e apaixonada como o torcedor corintiano vive cada momento dos jogos do S.C. Corinthians!
Olá,eu sou do estado de São Paulo e da capital também,essa torcida que você mensionou não é uma Ultra e muito menos nacionalista,como as Ultras sérvias e do leste-europeu,nem a favor da união dos estados brasileiros e muito menos a seaparação do estado de SP do Brasil.E de política eles não entendem nada,afinal a torcida do Corinthians somente apoiam favelados e negr##.
ResponderEliminarAqui na federação somente há uma Ultra,que é a Do Club Athlético Paranaense,que é nacionalista a favor da união do Brasil.
Ultras realmente verdadeiras são as que você mensionou antes,mas a Gaviões da Fiél?Essa não é Ultra,é uma torcida de imbecís de outros estados que não é São Paulo.
Odeio o S.C. Corinthians e a Gaviões da Fiél porque apoio Sociedade Esportiva Palmeiras.
Tinha que ser um imundo pra escrever esse monte de merda, cheio de preconceito. Mas, normal, vindo de um porco é de se esperar esse tipo de coisa. Torcidinha medíocre que sonha em ser o que a torcida do Corinthians é, mas nunca serão! Jamais serão!
EliminarFodacê se você é palmeirense, aqui é #gaviõesgoiânia CARALHO !
ResponderEliminarô babaca vaai cria o seu ULTRA PALMEIRENSE ! aaqi é gaviões OTÁAAARIO ! , respeeita maaané
ResponderEliminarDiferentemente da SOCIEDADE ESPORTIVA PALMERDAS, o Corinthians sempre foi um clube onde o preconceito racial NUNCA existiu ...
ResponderEliminarNão sou dos Gaviões, mas reconheço a importância ideológica que eles sustentavam em épocas anteriores. Já a Porcada, além de ser um grupo minoritário, são adeptos que pensam que são Italianos, imitam os Argentinos e agem como qualquer Torcedor semi-analfabeto. Moral da História : O que um Porco tem a opinar sobre a Torcida alheia ? Nada, afinal eles não são PRÓ - PALMERDAS, eles são apenas os primeiros Anti-Corinthians da história !!
So do estado de sao paulo esse torcida nao e ultra e uma torcida organizada nome que damos no brasil mais temos 1 do time o doo atletico paranaense que tem 1 torcida que e ultras e podia esta no lugar dessa que nao e
ResponderEliminar